B.2 Corrosão galvânica

From HowToBrew

Toda corrosão é essencialmente galvânica. A diferença eletroquímica entre dois metais (quando molhados) causa fluxo de elétrons e criação de íons. Estes íons se combinam com oxigênio ou outros elementos para criar produtos de corrosão. O que isso significa para você é que limpar os produtos corrosivos não resolverá o problema. A causa da corrosão é usualmente o ambiente (fazer cerveja) e os metais em si próprios.


Cada metal tem um pequeno potencial de herança elétrica; é o que permite fazer baterias usando uma batata, um prego, e um fio de cobre. A eletricidade não vem da batata, mas da diferença de potencial dos metais que você espetou nela - como o fio de cobre e o prego de ferro. Todos metais tem uma potencial particular e um ranking de metais do mais passivo (mais baixo potencial - platina), para o mais ativo (mais alto potencial - magnésio), é mostrado a seguir. Veja a tabela 1.


Tabela 19- Série galvânica na água do mar

Magnésio
Zinco
Alumínio (puro)
Cádmio
Aluminio (liga)
Aço leve e ferro
Aço inoxidável não-passivado
Solda Chumbo-Estanho
Chumbo
Estanho
Liga de Níquel não-passivado
Latão
Cobre
Bronze
Solda de Prata
Liga de Níquel passivada
Aço Inoxidável passivado
Prata
Titânio
Grafite
Ouro
Platina


Coloque quaiquer dois metais em contato úmido um com outro e uma reação galvânica ocorrerá. O metal mais ativo dos dois dissolverá (ionizará). Quanto mais distantes estão os metais na série galvânica, maior a diferença de potencial e mais forte a dissolução será. Tamanho também faz diferença - se a peça mais ativo de metal é menor do que a mais passiva, a corrsão será aumentada mas se o metal mais passivo for meno do que o mais ativo, a corrosão será menor.


Okay, basta de química. O que isso significa que se você tem um encaixe de cobre ou latão em contato com aço inoxidável passivado, o cobre corroerá com o tempo. Encaixes de latão e solda de prata tem um potencial que é mais próximo do cobre e se comporta da mesma forma em relação ao aço inoxidável. Em uma situação de esfriador de mosto (chiller) (cobre, latão e solda), a solda de prata é a mais passiva e tem a menor área, portanto pouca corrosão ocorrerá.


Com um uso relativamente curto que os equipamentos de homebrewing tem, corrosão entre metais não é um grande problema. Estou apresentando esta informação apenas para que se você passar por situação de corrosão, você esperançosamente entenderá o que causa ela e pode tratar o problema.

Ferramentas pessoais